POR QUE A CULPA É DA MÃE?

Quando a gente decide ter filhos, não imaginamos a alegria e os desafios dessa nova missão, dessa nova fase (incrível) de nossas vidas.
Quando entrevistei Giovana Rossi, nutricionista e mãe de dois filhos, ela me contou sobre como ela encara os desafios da maternidade e sobre como o livro ” A culpa é da mãe” tem influenciado – a na educação dos seus filhos.
A CULPA É DA MÃE, segundo Giovana, é um livro incrível e não pode deixar de ser lido por nenhuma mãe pois ele é emocionante e e catárquico ao mesmo tempo. Sua autora, a psicoterapeuta Elizabeth Monteiro relata suas experiências – muitas vezes desastradas – como mãe de quatro filhos. Partindo das relações familiares na época de sua avó e passando pela própria infância, ela mostra que as mães, independentemente da geração, erram. Mas não devem se sentir culpadas por isso.

Leia! Você se apaixonará pela leitura.
Compre aqui: https://www.saraiva.com.br/a-culpa-e-da-mae-reflexoes-e-confissoes-acerca-da-maternidade-4054958.html

 

A informação nos ajuda a ter coragem?

GOL DE PLACA: Cirurgião pediátrico lança gibi com informações sobre hérnia inguinal, doença comum entre crianças.
Evento de lançamento, que acontece nessa segunda-feira (29 de outubro), no Centro Integrado de Nefrologia da UNICAMP, contará com plantação de uma árvore e distribuição gratuita do gibi.
O medo ainda é bastante comum quando o assunto é procedimento cirúrgico. Mas quando o paciente é uma criança, o sentimento se estende, abrangendo a todos da família. A hérnia inguinal é uma patologia muito comum entre os pequenos, porém, pode ocorrer em todas as idades: estima-se que 5% da população mundial já teve, tem ou terá a doença. E embora o percentual de cura seja alto (98%), quando não tratada, a hérnia inguinal pode levar ao óbito.

“Assim como várias outras doenças, quanto mais precoce o diagnóstico, mais fácil tratar. Às vezes o diagnóstico é feito no berçário, no prematuro… e quando isso acontece, não se deve dar alta para a criança enquanto ela não for operada. É um procedimento simples e realizado através de técnicas minimamente invasivas que auxiliam na recuperação breve do paciente. Mas quando não realizado ou tratado em tempo, pode se tornar uma condição de urgência e, infelizmente, até fatal”, explica o Dr. Márcio Lopes Miranda, professor universitário e cirurgião pediátrico da UNICAMP.

A incidência da patologia foi um dos principais fatores que levaram o médico a popularizar as informações sobre o tratamento da hérnia inguinal. E a forma encontrada foi a mais lúdica e didática possível: uma história em quadrinhos. “Costumo dizer que a dor é inevitável, mas o médico, com os devidos recursos, sabe tirá-la. Só que a falta de informação leva os envolvidos a um sofrimento psíquico que não se consegue medir, embora seja possível amenizar. Por isso é importante explicar para o paciente tudo o que vai acontecer com ele, os caminhos até o pós-operatório. Então a intenção foi justamente essa, tornar a informação mais acessível, com um olhar mais voltado para o paciente e sua família, possibilitando trazer essas pessoas para mais próximo do médico”, comenta Miranda.

“Luke e Dr. Mário em: GOL DE PLACA” conta a história de Luke, um menino serelepe e bastante curioso que descobre ter hérnia inguinal ao identificar um desconforto durante a atividade que mais gosta: jogar bola. No consultório do Dr. Mário, o menino deixa o medo de lado e passa a conhecer todos os processos para a cura da doença. Em 16 páginas, o gibi passeia por todas as fases, da descoberta dos sinais e sintomas até a consulta de retorno para alta do paciente, desmistificando qualquer mito acerca do procedimento cirúrgico.

“Não precisa ser um processo ruim. É uma doença que precisa de cuidados, de cirurgia, mas tem cura. Temos, inclusive, formas de amenizar o impacto psicológico do procedimento com uma coisa simples, que é a informação, colocada de uma forma clara e objetiva. Senti essa necessidade principalmente quando passei para o outro lado e me tornei pai, meu filho me faz perguntas e eu sempre busco uma forma mais próxima à linguagem dele para explicar. Então foi isso que busquei passar com a história, até porque eu gostaria que lidassem comigo dessa forma, com sinceridade e humanismo”, encerra o médico.

Viabilizado pelo apoio e patrocínio da CIPE/SP, Unicamp Cirurgia Pediátrica, Embaixadores da Prevenção, Bhiosupply e Confiance Medical, o evento de lançamento contará com o plantio de uma árvore e distribuição gratuita do gibi. Aberta ao público, a ação acontece na segunda-feira, 29 de outubro, no Centro Integrado de Nefrologia (próximo às rampas do ambulatório da Unicamp), a partir das 13h30.

A equipe da Embaixadores da Prevenção apresentará a peça teatral  “A CAÇADA AO MEDO” .
Texto escrito por Patricia Nascimento, Assessoria de Imprensa ENTRE ASPAS.

Como o AUTOCONTROLE pode te ajudar na vida?

É tudo questão de atitude é o meu novo programa de TV no canal 8 da NET em Valinhos.

A proposta do programa é discutir as diversas saúdes do ser humano: a saúde física, social, espiritual, emocional, financeira, e outras.
Nesse programa eu entrevisto Ivan José sobre o tema AUTOCONTROLE, ou seja, a importância do auto domínio na vida e o quanto essa virtude é fundamental para diversas questões do dia a dia.
Como o autocontrole pode te ajudar a chegar mais longe e te libertar de atitudes ruins da vida.

Como um músculo em nosso corpo, o autocontrole adquirimos com o hábito de nos auto controlarmos.

Veja dez dicas de especialistas para manter o autocontrole:

1) Respire, medite e relaxe.

2) Pense, pense e… pense mais uma vez antes de agir.

3) Use a criatividade para fugir das situações estressantes rotineiras.

4) Treine um novo comportamento para o dia a dia.

5) Treine o foco de atenção, ou seja, olhe para a solução e não o problema.

6) Aprenda a dividir seu tempo pessoal e profissional.

7) Conheça seus limites. 

8) Analise as consequências.

9) Considere como você se sentiria se alguém agisse com você da forma que você está prestes a agir.

10) Saiba dizer não.

Só quem sonha com o azul do céu sabe do seu próprio poder de pássaro.

Quando li pela primeira vez o livro “Fernão Capelo Gaivota” de Richard Back fiquei impressionada pela habilidade em que o livro contava sobre a Gaivota que, querendo ser diferente das outras, buscava seu próprio voo e seus próprios limites.

Fernão Capelo Gaivota é assim na minha vida: aquela simbologia de que posso ir cada vez mais longe e mais alto, sem limites, apenas diante dos limites que eu mesma me coloco.

Se quer fazer um treinamento sobre esse assunto, procure a empresa www.novaconexao.com.br que muito me ensinou sobre superar – me.

O livro Fernão Capelo Gaivota tem em PDF disponível na internet, então, aventure – se por essa linda historia sobre LIMITES!

LANÇAMENTO: Sandra Sahd transforma Pe. Haroldo em personagem de seu primeiro livro poético

 

 

 

MEDO DE NADA, SÓ AMOR

A semente de um jesuíta

Sandra Sahd

 

Aos 99 anos, Pe. Haroldo torna-se personagem de livro escrito por Sandra Sahd.

Fundadora da Embaixadores da Prevenção, escritora lança seu primeiro livro em rima para contar à nova geração a história de vida do pároco que saiu do Texas para mudar o Brasil e que dedicou a vida para transformar Campinas.

 Há cerca de seis anos Sandra Sahd iniciou sua trajetória como escritora. Desde então, e com a carreira já consolidada, segue disseminando virtudes para os públicos infantil, infanto-juvenil e adulto por meio da literatura. Em 2018, a autora prepara-se para mais uma estreia: seu primeiro livro em rima. Em “Medo de nada, só amor – a semente de um jesuíta”, ela conta poeticamente a história de vida de uma das figuras mais importantes no cenário religioso e humanista atual: Padre Haroldo Joseph Rahm, sacerdote jesuíta fortemente envolvido com ações e obras de recuperação de dependentes químicos e promoção da vida.

Desde muito cedo, a autora sempre esteve próxima ao pároco, o que lhe possibilitou receber do sacerdote as mais belas mensagens de vida, otimismo, fé e amor à pessoa do próximo. Toda essa vivência auxiliou na formação de seu caráter, temperamento, personalidade, visão de mundo e de pessoa, aproximando-a de uma nova concepção que a fez mudar o foco de trabalho do tratamento das causas dos vícios para sua prevenção por meio do desenvolvimento das virtudes.

A fim de expandir esse aprendizado vivencial, partilhando e expandindo incansavelmente com as pessoas essa ideia de transformação, fundou a ONG Embaixadores da Prevenção em 2011 com a missão de “formar uma nova geração de pessoas que, por meio de escolhas e hábitos saudáveis, transformem o mundo em um lugar melhor”. A base dessa organização social é o desenvolvimento das virtudes na pessoa humana, missão totalmente vinculada ao legado de Padre Haroldo.

“O Pe. Haroldo tem uma ligação muito forte com a cidade e com os campineiros. Eu mesma cresci muito próxima às filosofias do Pe. Haroldo e do próprio Instituto, que foi fundado com ajuda dos meus pais. Até por isso muito da missão, dos valores e do trabalho que a Embaixadores executa reflete essa vivência, mas para um foco diferente, preventivo mesmo. Falo muito sobre mudar o mundo e que essa melhoria está atrelada às ações da nova geração, então nada melhor do que inspirar através de uma das maiores figuras da cidade. E, embora o personagem seja um religioso, a intenção do meu livro novo é convidar o leitor (de qualquer idade) a encontrar-se e acreditar na sua missão de vida, seja ela qual for. Costumo dizer que transformar o mundo é trabalho de formiguinha, não se muda 7 bilhões de pessoas de uma vez, é gradativo… e isso a história do Pe. Haroldo ensina com perfeição”. Padre Haroldo é aquela figura carismática que me faz refletir: porque é que eu que sou brasileira “abandonaria” o Brasil, se ele que é americano veio para o nosso pais exatamente para transforma – lo? comenta Sandra Sahd.

Entre os diversos meios de propagação dessa mensagem de melhorar o mundo pelo Brasil, o livro é uma delas. E é diante de uma nova linguagem que Sandra entrega ao leitor fatos biográficos de Padre Haroldo como forma de homenagem ao pároco.

A leitura leve e interessante instiga a todos – crianças, jovens e adultos – a experimentarem o amor espiritual em suas próprias vidas entendendo que este é um sentimento de fonte inesgotável que nada teme, assim como acreditavam São Paulo Apóstolo e o próprio Padre Haroldo. “O padre vive hoje um momento delicado, até pela idade e as dificuldades que ela impõe. Então essa homenagem é uma forma de registrar essa importância. Nunca antes havia escrito em rima, foi uma inspiração que veio em uma madrugada e acho que fez todo sentido, coube muito bem para o momento… acho que, além de emocionar, é um livro que vai trazer o padre um pouco mais para perto de cada leitor pela história, pelo exemplo e pelos sentimentos que carrega cada verso”, finaliza a autora.

O lançamento da obra, publicada pelas Edições Loyola acontece no dia 9 de outubro (terça-feira), às 19h, no Centro de Eventos Loyola do Instituto Padre Haroldo, localizado no Jardim Boa Esperança, em Campinas, no interior de São Paulo. Para participar do lançamento basta doar um quilo de alimento não-perecível, que será entregue ao Instituto Pe. Haroldo. O livro será vendido a R$20,00 e além da sessão de fotos e autógrafos com a autora, o público apreciará uma peça teatral baseada na obra.

Sobre a autora:

Educada ao lado de Padre Haroldo Rahm desde que nasceu, Sandra Sahd é apaixonada pelo ser humano e por todas as possibilidades que as pessoas têm de transformar o mundo em um lugar melhor. Bacharel em Educação Física pela Unicamp, com especialização em Captação de Recursos pela Universidade de Indiana (EUA), é palestrante e autora de livros infantis. Fundadora da Embaixadores da Prevenção, seu principal objetivo é promover as virtudes nas pessoas, transformando, assim, a sociedade.

Mais informações: www.sandrasahd.com

Sobre o ilustrador:

Bill Borges (Fábio) é natural de Penápolis, interior de São Paulo. É formado em Magistério e em Design. É ilustrador e autor: nesse sentido, gosta de dizer que é “ilustrautor”. Com produção diária de histórias e desenhos, ilustrou muitos livros de literatura e alguns didáticos – mais de 60 títulos.

SERVIÇO – Lançamento do livro “Medo de nada, só amor – a semente de um jesuíta” e sessão de autógrafos com Sandra Sahd no Centro de Eventos Loyola do Instituto Padre Haroldo

Data e Horário: 9 de outubro de 2018 (terça-feira), às 19h

Local: Auditório do Instituto Padre Haroldo – Rua João Quirino do Nascimento, 1601, Jardim Boa Esperança, Campinas/SP

Entrada: 1 Kg de alimento não-perecível

Sobre o livro

Título: MEDO DE NADA, SÓ AMOR – A SEMENTE DE UM JESUÍTA

Autor: Sandra Sahd

Ilustrador: Bill Borges

Páginas: 40

 

 

Texto escrito pela assessoria de Imprensa das Edições Loyola com colaboração de Patrícia Nascimento

Informações para a imprensa

Patrícia Nascimento – ENTRE ASPAS

(11) 94542-5832 / patricia@entreaspas.jor.br

Lá na cidade D’Eus

 Você já parou para pensar da onde vem a orgiem do nome “Deus”?

Neste capítulo do “Que o Livro te Livre” conversei com minha amiga a psicologa Erica LUZ , que me contou que o livro que mudou a vida dela foi um dos que eu escrevi o “Lá na cidade D’Eus”.

(mais…)